DivulgaçãoEventosNovidades

Evento Regional Lisboa 2

Notícia Evento Regional Lisboa 2

No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, realizou-se no passado dia 28 de fevereiro, o Evento Regional Lisboa 2, na Escola Secundária Luís Freitas Branco, em Paço de Arcos. Este Evento faz parte do  3.º Ciclo de Eventos Regionais dedicados à Capacitação Digital das Escolas, a decorrer por todo o pais. Organizado pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2ti) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, este evento contou também com a participação dos Centros de Formação e Associação de Escolas de Sintra, de Cascais, de Oeiras, Novafoco, Calvet de Magalhães, de Amadora e respetivos Embaixadores Digitais.

Dirigido a coordenadores das Equipas de Desenvolvimento Digital e a dirigentes escolares,  o evento teve como objetivo assegurar a continuidade do Plano de Transição Digital, estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas, envolver a rede DGE-CCTIC-CFAE-ED-EDD e dar visibilidade a práticas de referências das unidades orgânicas.

Durante o encontro, foram abordadas diversas temáticas, incluindo uma sessão sobre Inteligência Artificial no apoio à prática docente, dinamizada pelo Professor Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Também houve espaço para a partilha de práticas de referência por parte de alguns Agrupamentos de Escolas, num Painel de Mesa Redonda.

Na parte da tarde, foram realizados Laboratórios de Diálogo, nos quais os participantes debateram temas como i) O PADDE como estratégia de desenvolvimento digital da escola; ii) Avaliação e feedback com o digital; iii) Promover a interdisciplinaridade com os LED (Laboratórios de Educação Digital) e iv) A Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem.

O Encontro decorreu num ambiente de partilha e colaboração, onde a troca de ideias foi, uma vez mais, geradora de novos conhecimentos. O envolvimento dos participantes  neste evento reafirma a vontade das escolas desta rede (LX2) de inovar em educação, preparando os alunos para um futuro cada vez mais digital e globalizado.

Para mais informações, conteúdos, apresentações e fotografias do evento, consultar o espaço dedicado ao mesmo em: bit.ly/2024Lisboa2