DivulgaçãoEventosTIC no 1.º Ciclo

Bebras: A “festa do Pensamento Computacional”

Bebras

A “festa do Pensamento Computacional”

O “Bebras – Castor Informático” é uma iniciativa internacional presente em mais de 50 países destinada a promover a informática e o pensamento computacional para alunos de todas as idades (desde o 1º ciclo do ensino básico até ao final do ensino secundário).

Não envolve programação e é pensada como uma festa da Informática, não se focando na competição.

Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico. Depois da prova que tem uma duração de 45 minutos, terão acesso a soluções explicadas e um enquadramento dentro da área da Informática. [Ver exemplos de problemas]

Participar no Bebras é uma excelente forma de permitir aos nossos alunos a exploração de conceitos de Pensamento Computacional.

FAIXAS ETÁRIAS
  • Castores: 3º e 4º ano de escolaridade (1º ciclo)

• Benjamins: 5º e 6º ano de escolaridade (2º ciclo)

• Cadetes: 7º e 8º ano de escolaridade (3º ciclo)