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1.º CEB: TIC e Currículo

Como resposta à necessidade de desenvolver competências que permitam aos alunos acompanhar o desenvolvimento tecnológico emergente dos nossos dias, e de modo a implementar o definido na legislação em vigor, que integra as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na matriz curricular-base do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Direção-Geral da Educação divulga as  Orientações Curriculares para as TIC no 1.º CEB.

Com este documento, pretende-se, através dos quatro domínios de trabalho aí enunciados, promover “[…] situações de aprendizagem desenhadas de forma a permitir que os alunos se envolvam em projetos, resolvam problemas e se apropriem de forma saudável dos ambientes e das ferramentas digitais.”

Pretende-se, ainda, que seja um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas a diversos domínios da literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo. Os princípios enunciados procuram reforçar conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, etc.), tornando-a cada vez mais significativa e contextualizada, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares e reforçando a confiança nas suas capacidades. O focus nas TIC é relevante, mas mais importante é centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora.

Fonte e mais informações: http://www.erte.dge.mec.pt/tic-1o-ceb