A 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/19 terá início no dia 01 de outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2019.
Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.
Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino.
Nos Desafios dirigidos ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a segurança digital.
No caso dos Desafios dirigidos ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.
Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina Tecnologias Informação Comunicação (TIC) e nas Orientações curriculares para as TIC no 1.º Ciclo.
Esta iniciativa também poderá ser dinamizada no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento nos domínios:
Direitos Humanos (Campanha Não ao Discurso do Ódio; Ciberbullying); Saúde (Dependência Online; Bullying/Ciberbullying); Sexualidade (Sexting; Sextortion); Media (Literacia mediática; Direitos de Autor; Fake News) e Segurança, Defesa e Paz (Cibersegurança).
A participação no concurso Desafios SeguraNet permite que as Escolas/Agrupamentos reúnam boas práticas de segurança online, que podem reforçar ou melhorar a sua candidatura ao Selo de Segurança Digital. Por sua vez, a obtenção deste selo é sinónimo de que estas Escolas/Agrupamentos desenvolvem práticas e políticas de segurança digital. A segurança online contribui para a candidatura ao Selo de Escola eTwinning, podendo constituir-se o Selo de Segurança Digital como um dos requisitos para esta candidatura.
Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios