DivulgaçãoEventosNovidades

Evento Regional Lisboa 1

Integrado no 3.° Ciclo de Eventos Regionais dedicados à Capacitação Digital das Escolas a decorrer por todo o país, realizou-se no dia 21 de fevereiro o Evento Regional Lisboa 1, na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, em Póvoa de Santa Iria.

Promovido pela Direção-Geral da Educação, em estreita colaboração com o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2ti) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, este encontro contou com a colaboração dos Centros de Formação e Associação de Escolas Infante D. Pedro,  Zona Oriental do Concelho de Loures, Professor João Soares, António Sérgio, Maria Borges de Medeiros e respetivos Embaixadores Digitais.

Tendo como participantes dirigentes escolares e coordenadores das Equipas de Desenvolvimento Digital das escolas, este encontro pretendia garantir a sustentabilidade do plano de transição digital, estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas, envolvendo a rede DGE-CCTIC-CFAE-ED-EDD e dar visibilidade a práticas de referências das unidades orgânicas.

Entre as diferentes temáticas abordadas durante o encontro, tivemos o privilégio de ouvir o Professor João Piedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na sessão temática sobre AI no apoio à prática docente. Houve também lugar à partilha de práticas de referência de alguns Agrupamentos de Escolas no Painel da Mesa Redonda.

O período da tarde foi preenchido com Laboratórios de Diálogo onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre temas como: i) O PADDE como estratégia de desenvolvimento digital da escola; ii) Avaliação e feedback com o digital; iii) Promover a interdisciplinaridade com os LED (Laboratórios de Educação Digital) e iv) A Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem.

Este Encontro foi marcado por uma atmosfera de partilha, colaboração e entusiasmo, onde os participantes puderam trocar ideias e gerar novos conhecimentos. Ficou evidente o compromisso das escolas desta rede (Lx1) em promover a inovação e a excelência na educação, preparando os alunos para um futuro cada vez mais digital e globalizado.

Para mais informações, conteúdos, apresentações e fotografias do Evento, consultar o espaço do Evento em: http://bit.ly/2024Lisboa1