2ª Sessão – Projeto de Intervenção de Cidadania Digital no Centro Educativo da Bela Vista
No passado dia 27 de setembro, no Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa, teve lugar a segunda sessão do projeto de Intervenção de Cidadania Digital, promovido pelo Centro de Competência em Tecnologia e Inovação (C2Ti) do Instituto de Educação da ULisboa em colaboração com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e com o apoio da Direção-Geral da Educação (através do Centro de Sensibilização SeguraNet) e o Consórcio Internet Segura. Esta sessão teve como foco a sensibilização para questões de cidadania digital com recurso à utilização da Inteligência Artificial (IA).
A primeira sessão deste projeto, intitulada “Cidadania em Movimento,” ocorreu em junho e envolveu os jovens do Centro Educativo em atividades colaborativas. Os temas de Cidadania Digital foram o mote para a produção de animações em Stop-motion.
Na segunda sessão, “Cidadania e IA”, os alunos foram convidados a pesquisar sobre alguns temas, tais como, Bullying e Ciberbullying, Redes Sociais, Direitos de Autor, Veracidade da Informação, entre outros desafios enfrentados nas plataformas digitais.
O destaque desta sessão foi a interação dos alunos com um chatbot de IA, no caso, o ChatGPT. Os grupos de jovens tiveram a oportunidade de formular perguntas relacionadas com os temas trabalhados e receber respostas do chatbot. As respostas devolvidas pela IA foram então discutidas e analisadas pelos grupos, incentivando os alunos a refletir e a desenvolver o sentido crítico em relação às informações encontradas online.
Este projeto tem como objetivo apoiar jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso a recursos educativos e iniciativas de capacitação que lhes permitam desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo digital.
A terceira sessão, que será realizada em breve, promete continuar a explorar temas relevantes para a formação dos jovens, dando continuidade à promoção de uma cidadania digital responsável e informada.