18 de junho de 2019 – 17:30 às 20:30
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
A conceção de atividades no âmbito das OC pressupõe o conhecimento e a capacidade de utilização de diversas estratégias de ensino e de aprendizagem tendo em vista o desenvolvimento dos quatro domínios das OC: Cidadania Digital, Investigar e Pesquisar, Comunicar e Colaborar e, por último, Criar e Inovar.
Neste sentido, a presente ação de formação de curta duração proporcionará a: i) reflexão em torno dos documentos orientadores; ii) análise de estratégias de construção e aplicação de cenários de aprendizagem para desenvolvimento de projetos que articulem os diferentes domínios das OC.
Centrando-se no domínio Investigar e Pesquisar das OC, tem como objetivos: i) apropriar este domínio das OC por parte dos formandos (conhecimentos, capacidade e atitudes, ações estratégicas, exemplos de recursos e atividades); ii) compreender o conceito de cenário de aprendizagem e a sua aplicabilidade em diferentes contextos de aprendizagem; iii) analisar e adaptar cenários de aprendizagem à prática letiva; iv) desenhar cenários de aprendizagem suportados em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem enriquecidos com tecnologias digitais.
Serão abordados os seguintes conteúdos:
– Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo.
– Introdução aos cenários de aprendizagem.
– Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.
– Planificação de cenários de aprendizagem.
– Ferramentas digitais e recursos de suporte à planificação, implementação e avaliação.
A ação de formação será dinamizada no FTE-Lab do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (http://c2ti.ie.ulisboa.pt/centro/?page_id=3535)
Inscrições: https://tinyurl.com/c2ti-2019-cenariosaprendizagem