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Horário

O curso funciona em regime semi-presencial, numa alternância de aulas presenciais com aulas a distância (b-learning), com acompanhamento na plataforma de e-learning da Universidade de Lisboa http://ead.ulisboa.pt


As aulas presenciais funcionam em regime pós-laboral: quarta-feira das 17:00 às 21:00 e sábado das 9:00 às 13:00.

Plano de Estudos

O curso estrutura-se em quatro dimensões programáticas: metodologias de trabalho de projeto e transversalidade de saberes; estratégias pedagógico-didáticas no Ensino de Programação; tecnologias para o Ensino de Programação; ética e culturas juvenis no uso das tecnologias digitais.


A estrutura curricular do curso compõe-se de 60 créditos ECTS a realizar em um ano, tendo a duração total de 300 horas cumprindo o estabelecido no Art.º 6º do DL 95/97 de 23 abril. Os 60 créditos ECTS distribuem-se por 8 unidades curriculares realizadas em 2 semestres de acordo com o indicado:

1º Semestre

Introdução à Programação

Algoritmia e Programação:Definição e caracterização dos conceitos. 
Porquê ensinar programação e Algoritmia
Lógica aplicada à Programação e Algoritmia.
Elementos base da algoritmia e da programação.
Ambientes de Programação Visual e Programação por Blocos.
Desenvolvimento e Programação de Algoritmos.

Ambientes de Programação para Crianças

Modelos de ensino e aprendizagem da programação no Pré-Escolar e Ensino Básico.
Ambientes de programação visuais baseados em blocos para crianças.
Implementação de soluções através da programação visual baseada em blocos.
Utilização educativa das tecnologias móveis.

Aprendizagem e Culturas Digitais

Aprendizagem e desenvolvimento e suas inter-relações.
O desenvolvimento e aprendizagem nos anos pré-escolares e escolares.
As tecnologias digitais e sua influência nos processo cognitivos e de socialização.
Culturas digitais: identidade e ambientes online.

Pensamento Computacional e Transdisciplinariedade

Pensamento Computacional: caracterização e instâncias de desenvolvimento. 
Transdisciplinaridade. 
Breve história e problemas atuais de organização da ciência. 
Implicações para o ensino básico.
Transdisciplinaridade e o currículo do ensino básico. 
Tendências e oportunidades da utilização da programação no ensino básico.

2º Semestre

Programação de Objetos Tangíveis

Objetos tangíveis, sensores, atuadores e dinâmica: robots e drones.
Programação de robots e drones.
Estratégias, problemas e atividades no ensino da programação de robots e drones a crianças.

Metodologias de Ensino e Inovação

Inovação em educação.
Inovação e tecnologias digitais.
Interpretação curricular, tendências e oportunidades para utilização inovadora da programação no ensino básico.
Cenários de aprendizagem: conceito, elementos constitutivos e estratégias de desenvolvimento.
Métodos inovadores no ensino (e.g. Flipped Classroom, Game basedlearning, pair-programming).

Seminário de Investigação e Projeto

Elementos chave sobre trabalho de projeto.
Dimensão investigativa de um projeto.
Introdução aos métodos de recolha e análise de dados.
Questões éticas associadas à implementação de projetos e à investigação.

Projeto

Esta uc procura concretizar a criação de um projeto (individual ou de grupo) preferencialmente ligado à atividade docente do estudante. Assim, os temas de trabalho nesta uc são os temas de cada um dos projetos desenvolvidos com o acompanhamento e apoio por parte dos docentes.

Cada unidade curricular (com exceção do Projeto) consistirá de 3 a 5 módulos de acordo com a sua natureza e objetivos.

O regime geral de avaliação em cada unidade curricular do curso segue o regulamento de avaliação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.