FormaçãoTIC no 1.º Ciclo

Criar e Inovar: Robótica sem Robots

21 de maio de 2019 – 17:30 às 20:30

Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

A conceção de atividades no âmbito das OC pressupõe o conhecimento e a capacidade de utilização de diversas estratégias de ensino e de aprendizagem tendo em vista o desenvolvimento dos quatro domínios das OC: Cidadania Digital, Investigar e Pesquisar, Comunicar e Colaborar e, por último, Criar e Inovar.

A robótica educativa tem vindo a afirmar-se ao longo dos últimos anos. A integração da robótica em contexto educativo permite tornar os conceitos ligados à programação e pensamento computacional tangíveis, ou seja, fora do espaço do ecrã do computador. Os robots podem ser utilizados como instrumentos interativos de aprendizagem, facilitando a apropriação de conceitos, nomeadamente de caráter experimental. A sua programação desenvolve o pensamento lógico dando aos alunos competências, também, nesta área. Porém, nem todas as escolas têm disponíveis robots e outros equipamentos que potenciem estas aprendizagens e competências.

Neste sentido, a presente ação de formação de curta duração proporcionará a: i) reflexão em torno dos documentos orientadores; ii) análise de estratégias de implementação do domínio criar e inovar das OC; iii) exploração de ferramentas digitais que permitam a programação de robots virtuais.

Centrando-se no domínio Criar e Inovar das OC, tem como objetivos: i) a apropriação deste domínio das OC por parte dos formandos (conhecimentos, capacidade e atitudes, ações estratégicas, exemplos de recursos e atividades); ii) o desenvolvimento de competências na programação de robots para a execução de tarefas e resolução de problemas; iii) a partilha de estratégias e atividades para o ensino da programação e da robótica.

Serão abordados os seguintes conteúdos:
 – Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo: domínio Criar e Inovar.
– Conceitos básicos de programação e robótica.
– Programar robots e outros objetos virtuais com Open Roberta Lab.
– Estratégias, problemas e atividades no ensino da programação de robots a crianças.

A ação de formação será dinamizada no FTE-Lab do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (http://c2ti.ie.ulisboa.pt/centro/?page_id=3535)

Inscrições: